Sesap implanta novo sistema para apurar números da covid-19 no RN

Profissional de saúde realiza teste para o novo coronavírus em Brasília 21/04/2020 REUTERS/Ueslei Marcelino

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) passou a utilizar o Sistema Unificado de Vigilância Epidemiológica (Suvepi), ferramenta desenvolvida em uma parceria entre a Sesap e o Instituto Metrópole Digital (IMD) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para facilitar a gestão e validação de informações sobre a covid-19.

“O novo sistema melhora o acompanhamento e a investigação dos casos, criação, edição, migração e unificação das notificações dos sistemas de informação ESUS-VE, SIVEP-GRIPE e GAL, otimizando a utilização pelos profissionais da vigilância nas regionais e municípios”, informou a pasta em nota.

Ainda de acordo com a Sesap, a mudança no sistema pode acarretar no aumento do número de casos da doença no Rio Grande do Norte. “O uso do novo sistema poderá resultar em número mais alto de casos, em virtude da inserção de dados retidos do sistema SIVEP-GRIPE”, destacou.

Até essa terça-feira (22), o Rio Grande do Norte estava com 292.309 casos confirmados de covid-19. O número de óbitos era de 6.640. Além disso, 115.039 casos eram considerados suspeitos e outros 559.846 já tinha sido descartados. A secretaria ainda investiga 1.422 mortes.

24 de junho de 2021 - 7:13h