Fórum Estadual dos Servidores e governadora Fátima Bezerra se reúnem nesta sexta-feira

O Fórum Estadual dos Servidores irá se reunir com a governadora Fátima Bezerra na manhã desta sexta-feira (11), no auditório da governadoria. O encontro marcado para às 14h será o primeiro entre o coletivo dos principais representantes sindicais do Estado com o governo desde janeiro deste ano.

A audiência discutirá os seguintes pontos: Apresentação de calendário de pagamento das folhas em atraso (dezembro e 13° de 2018) e conclusão do 13° de 2020; Projeto de Lei instituindo o Comitê de Negociação Permanente; Situação remuneratória emergencial de diversas categorias do executivo estadual; Realização de concurso público; Publicação, implantação e pagamento do Adicional por Tempo de Serviço (ADTS).

O governo do RN ainda acumula dívida com seus servidores ativos, aposentados e pensionistas de duas folhas salariais, referentes ao mês de dezembro e 13° salário de 2018.

O Fórum dos Servidores defende que o Estado tem a obrigação de pagar a dívida com correção monetária, pois há defasagem dos valores por causa da inflação acumulada em dois anos; pagamento de juros como forma de compensação à longa espera; incentivos fiscais baseados em políticas públicas para amenizar ou extinguir os efeitos severos criados após o atraso salarial.

É necessário que o governo e os representantes sindicais estejam em constante diálogo para promover a democratização das relações de trabalho e a valorização dos servidores públicos por meio da negociação coletiva permanente.

Este comitê será responsável por receber, analisar e debater os pleitos protocolados pelas representações sindicais dos servidores públicos do Estado. Tendo a participação efetiva dos trabalhadores no acompanhamento e execução do orçamento público direcionado às despesas com pessoal, e em procedimentos voltados a melhoria da qualidade do serviço público e do trabalho dos servidores.

11 de dezembro de 2020 - 9:19h