No RN, 428,9 mil eleitores deixaram de votar no domingo
Com o comparecimento de 82,47% dos eleitores nas Eleições Municipais no domingo (15), o Rio Grande do Norte teve a quarta menor abstenção do País.
Segundo os números do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 428,9 mil pessoas não votaram no Estado, o que representa 17,53% de 2,4 milhões de eleitores aptos. O Estado ficou atrás do Piauí (15,4%), Paraíba (15,7%) e Ceará (16,9%) entre as menores taxas de abstenção em todo o Brasil. O Amazonas teve o quinto menor índice de faltas: 19%. No Brasil, a média foi de 23,1%.
Ao todo, 2 milhões de pessoas participaram das eleições municipais no Rio Grande do Norte. Segundo especialistas, a presença de eleitores foi acima do esperado porque os prognósticos indicaram uma abstenção maior por causa da pandemia do novo coronavírus. “Mas o que vemos pelos números é uma presença semelhante à Eleição Municipal de 2016. Precisamos esperar os números de cada município para ver se essa abstenção foi maior em áreas mais atingidas pelo coronavírus, como Natal”, declarou Abraão Lopes.