Mais de 7,6 mil urnas eletrônicas serão usadas no RN

O Rio Grande do Norte contará com 7.676 urnas eletrônicas no primeiro turno das Eleições Municipais de 2020, segundo informou o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que deu início à preparação dos equipamentos na semana passada. Na fase atual, a Justiça Eleitoral realiza a geração de mídias e prepara as urnas eletrônicas. A geração de mídias é a instalação de dados e programas que vão funcionar em cada urna.

De acordo com Tyronne de Medeiros, coordenador de Eleições do TRE, esse é um dos processos mais importantes antes do dia de votação. “É o que impede, por exemplo, que um eleitor vote em uma seção que não é a sua”, diz. A preparação dos equipamentos é dividida em quatro etapas. Primeiro, as caixas são identificadas com etiquetas que apontam Zona Eleitoral, local de votação e seção eleitoral correspondentes aos dados inseridos na urna.

O segundo passo é inserir as tabelas de candidatos, partidos, coligações, eleitores e seções de votação. Em seguida, é realizado um teste de votação, com eleitores e candidatos reais para validar o processo. Por fim, as urnas são lacradas e embaladas em suas respectivas caixas. Os procedimentos são realizados pelos servidores em cada uma das 60 zonas eleitorais do estado.

3 de novembro de 2020 - 9:11h