Aplicação de testes para Covid-19 no RN aumenta oito vezes em outubro

O Rio Grande do Norte aumentou em oito vezes a capacidade de testagem para a Covid-19 no Rio Grande do Norte. Foram 72.269 testes — entre sorológicos e PCR — até esta quarta-feira 21, contra os 8.583 exames aplicados no mesmo período de setembro. Ao todo, já foram feitos 253.621 exames para detecção entre os potiguares desde o início da pandemia.

Em outubro, o Rio Grande do Norte contabilizou 58.749 testes do modelo PCR (padrão ouro), que busca detectar o RNA do vírus através da amplificação do ácido nucleico pela reação em cadeia da polimerase. O exame é feito no início da doença, especialmente na primeira semana, quando o indivíduo possui grande quantidade do vírus Sars-CoV-2.

Em todo o Rio Grande do Norte, os exames são aplicados pelo governo estadual, municípios, além de instituições privadas. Além disso, outros 13.520 testes são do tipo sorológico, que são feitos a partir da segunda semana, quando a quantidade de vírus diminui progressivamente e o indivíduo produz anticorpos contra o vírus, principalmente das classes IgG e IgM.

Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), houve o registro de 45 novos casos da doença até esta quinta-feira 22 no Rio Grande do Norte. Até o momento, foram confirmados 79.371 casos, contra os 79.326 da quarta-feira.

23 de outubro de 2020 - 8:26h