RN contabiliza 1.977 óbitos por covid-19; taxa de ocupação dos leitos é 55%

Com o baixo registro de notificação de casos e mortes por covid-19 no final de semana, a atualização dos dados da pandemia no Rio Grande do Norte traz a confirmação de cinco óbitos, três deles ocorridos nas últimas 24 horas, totalizando 1977.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde pública (Sesap), ainda estão sendo investigadas as causas de outros 194 que podem ou não terem decorridos pela doença. 

O acumulado de casos confirmados atingiu os 55.420 com a adição de 130 deles nas últimas 24 horas. O órgão contabiliza também 18.016 suspeitos em espera pelo resultado dos exames que podem comprovar ou descartar a doença.  

Há também os dados daqueles que testaram negativo para a covid-19. A Sesap contabiliza 90.563 deles e conta com 404 óbitos que tiveram a enfermidade investigada como causa, porém o resultado foi descartado. 

A sesap informou que, nesta segunda-feira (10), a rede hospitalar destinada aos pacientes com a covid-19 está com 55% de ocupação dos leitos críticos (UTIs e semi-intensivo). São 400 pacientes internados, desse total, 196 estão em UTIs ou em semi-intensivos, enquanto outros 204 são assistidos em leitos clínicos. 

A taxa de ocupação entre as regiões de saúde do estado revelam um maior crescimento no percentual de Seridó, sendo constatado que 60% dos leitos na região estão sendo utilizados, a situação chama a atenção dos especialistas da Sesap. A subcoordenadora epidemiológica de vigilância sanitária da Sesap, Alessandra Lucchesi, falou a respeito na coletiva de hoje do governo.  “Mas já adianto que todos os municípios estão engajados para que as medidas necessárias sejam tomadas de modo a controlar a pandemia. Nós tivemos recentemente uma reunião para falar sobre a região do Seridó, então nós sabemos do engajamento das Secretarias Municipais de Saúde, também dos governos municipais para que nós possamos ter uma alteração no atual momento da covid”. 

Nas demais regiões a ocupação está em 68% em Mossoró, 45% em Pau dos Ferros, 40% em João Câmara, 40% em São José de Mipibu e 50% na região Metropolitana. 

“A gente vem ressaltando que essas medidas de retomadas das atividades sociais e econômicas, elas estão sendo realizadas, mas elas precisam permanecer seguindo todas as normas e todos os parâmetros que nós consideramos de segurança, de biossegurança para que nós possamos retomar as nossas atividades sem maiores sem maiores prejuízos. Então, ao sair de casa, sempre usar a máscara, preferencialmente portar um álcool gel para que você possa higienizar suas mãos com frequência, mas preferencialmente lavá-las com água e sabão”, enfatizou Alessandra ao finalizar a divulgação dos dados epidemiológicos da covid-19 no Rio Grande do Norte.

10 de agosto de 2020 - 18:41h