Sistema Integrado de Serra de Santana retoma abastecimento de cidades

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) já retomou o abastecimento das cidades de Florânia, São Vicente e Tenente Laurentino Cruz, atendidas pelo Sistema Produtor Integrado de Serra de Santana, parado desde o dia 8. A retomada do abastecimento das outras cidades atendidas – Lagoa Nova e Bodó – está prevista para esta quarta-feira (17).

Serra de Santana teve que ser parada a fim de que a Caern pudesse retirar um vazamento detectado em um trecho aéreo da adutora. O serviço, em local de difícil acesso, demandou também o prazo para que fosse feita a substituição dos blocos de concreto que faziam a ancoragem da adutora, danificados pela erosão. O trabalho de concretagem foi concluído na quinta-feira (12), mas o bombeamento da água só pôde ser retomado nessa segunda-feira (15), tempo necessário para a cura do concreto.

A parada também possibilitou a realização de outras melhorias no Sistema de Serra de Santana, como a substituição de válvulas na ETA, retiradas de pequenos vazamentos com recomposição do piso e pintura dos filtros e barriletes.

Após o início do bombeamento de água, o abastecimento deverá ser normalizado para todos os municípios e comunidades rurais afetados num prazo máximo de até 72 horas.

17 de junho de 2020 - 8:39h